.

16 fevereiro 2014

Aprendendo a desenhar - Aula #2


Yoo!!
Peço desculpas por não ter postado no ultimo domingo, estava com mil e um problemas D=
Bem, mas eu voltei e agora vou começar a segunda aula!!!

Vamos fazer a aula toda com esse exemplo como base:


Se você não entendeu nada, calma, vamos começar as explicações.
Um rosto é feito de formas geométricas básicas (Anotação: Comprar mais réguas)

1- Circulo: A base da cabeça.
2- "Triangulo": Sim, eu e várias outras pessoas chamam isso de triangulo. Na verdade é apenas o triangulo com os lados do rosto já definidos. Ou seja, um triangulo com os lados "quebrados". (Bom, tecnicamente deixa de ser um triangulo, mas ok.)

Ok, mas e onde colocar cada as parte do rosto?

Para isso existem essas lindas horizontais (Linhas de base):


1- Linha da cabeça: Ela serve para mostrar a altura máxima da cabeça.
2- Linha da sobrancelha: Mostrar onde vai ficar a sobrancelha (Avá)
3- Linha dos olhos: Acima dela você desenha os olhos :3
4- Linha da boca: Desenhe a boca entre a linha.
5- Linha do queixo: Até onde vai o rosto.

Além dessas você pode colocar a linha da altura dos olhos, para que um não fique maior que o outro, e também a linha do nariz.

A linha vertical no meio do rosto, é a linha central, ai você terá uma base da distancia que os objetos devem ficar, e também irá facilitar na hora de posicionar o queixo.

Bom, agora que já expliquei pra que serve cada linha, vamos exercitar um pouco. Vamos tentar entender como/para que cada linha base foi desenhada.


visão 3/4: A linha central foi colocada de forma que representou o volume do rosto quando está de lado e a linha do olho foi colocada "torta" para dar a percepção de perspectiva, ficando mais funda e reta na parte mais distante e mais aberta na parte mais próxima.

Frontal: É tudo bem reto, não tem muito o que explicar xD

Perfil: A linha central foi usada para não perder a simetria entre a o começo da cabeça e o queixo.

Bom, acho que o restante dá pra deduzir, se alguém não entender pode falar nos comentários.

OBS: Essa ultima imagem é um esboço, assim como a primeira, a diferença é que não tem o desenho das formas geométricas. Ou a pessoas que as fizeram não usa totalmente o esboço (Meu caso) ou apagou as linhas, mas é a mesma coisa.

Eu vi uma técnica a pouco na internet, na hora de preparar a posição da cabeça o desenhista fazia a linha das sobrancelhas como base, se ele queria um rosto mais abaixado, as linhas ficavam mais baixas, e então ele desenhar o queixo proporcional. A mesma coisa quando queria a cabeça mais levantada. Bom, é algo que pode ser posto em pratica.

Bom, vocês podem procurar mais esboços na internet, eu sei que é difícil de entender quando se estar lendo, mas fiz o meu melhor.

Como exercício eu recomendo tentar imitar as posições dos rostos do ultimo exemplo ^^
Eu farei também e na próxima semana eu mostro como os meus ficaram. Mãos a obra!!

Na próxima aula eu vou mostrar como desenhar os olhos o/

Sayo~

Um comentário:

  1. Já me disseram para fazer esses tracinhos, mas os meus sempre saem tortos... Precisarei de réguas msm :c
    Quando seu projeto terminar, vou tentar fazer alguns desenhos e postar, tenho certeza q vão melhorar *o*
    Kissus~~~ Otaku Anonymous

    ResponderExcluir